QUERIDOS ALUNOS,AMIGOS E COLEGAS ESTAMOS EM RECESSO. VOLTAREMOS EM FEVEREIRO.
FELIZ ANO NOVO À TODOS!
Profª. Ana Cláudia
ESC EST ENS FUN LAURA ALVES CALDEIRA - Capão do Leão - RS
Seja bem-vindo! Blog essencialmente educativo, construído com o objetivo de divulgar as atividades realizadas em nossa escola.Entre, interaja conosco e deixe seu comentário!
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
SPE - SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS
O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.
sábado, 20 de novembro de 2010
Sábado com comemoração ao Dia da Consciência Negra na Escola Estadual Laura Caldeira.
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a escola promoveu neste sábado, diversas atividades em comemoração à data. Dentro da programação tivemos exposições, roda de samba, capoeira, apresentações e outras atividades.
Profª. Ana Cláudia Xavier
Profª. Ana Cláudia Xavier
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Cultura Africana Influenciando as Artes Visuais Brasileira
As Formas de Organização das Sociedades Africanas.
As sociedades africanas se organizaram em grandes e pequenos reinos. Mas todas, das mais simples às mais complexas se constituíram a partir da fidelidade ao chefe e das relações de parentesco. Essas sociedades se orientavam pelo contato com o sobrenatural: com os espíritos da natureza, com antepassados mortos e heróis míticos. Todo conhecimento dos homens vinha dos mais velhos e dos ancestrais, que mesmo depois de mortos continuavam influenciando a vida.
As sociedades africanas se organizaram em grandes e pequenos reinos. Mas todas, das mais simples às mais complexas se constituíram a partir da fidelidade ao chefe e das relações de parentesco. Essas sociedades se orientavam pelo contato com o sobrenatural: com os espíritos da natureza, com antepassados mortos e heróis míticos. Todo conhecimento dos homens vinha dos mais velhos e dos ancestrais, que mesmo depois de mortos continuavam influenciando a vida.
Os africanos trazidos como escravos para o Brasil tinham uma enorme diversidade, uma vez que falavam línguas diferentes, organizavam-se de várias formas no aspecto econômico, religioso, etc. À medida que o africano se integrou à sociedade brasileira tornou-se afro-brasileiro.
Alguns Exemplos de Artes Visuais, Influenciados pela Arte Africana.
Ao falar em Artes Visuais especificamente em Pintura, pode-se destacar dentre os artistas com produção artística afro-brasileira, na segunda metade do século XX: Heitor dos Prazeres e Rubem Valentim.
Heitor dos Prazeres (1898-1966) foi músico e pintor. Como músico, participou da fundação das primeiras escolas de samba cariocas, entre elas a Estação Primeira de Mangueira. Sua pintura apresenta minúcias e detalhes da realidade que retrata. A figura humana é o centro de seus trabalhos e, nela, dois detalhes chamam a atenção do observador: o rosto quase de perfil e a forte sugestão de movimento, resultante do fato de as figuras estarem quase sempre na ponta dos pés, como se dançassem ou simplesmente andassem. Sua arte deixa de lado os preconceitos e os fatos tristes da realidade social. Ao contrário, procura mostrar um mundo fraterno em que diferentes pessoas participam de uma mesma atividade, como de uma serenata ou uma dança.
Rubem Valentim (1922-1991) iniciou como autodidata sua carreira de escultor, pintor e gravurista. Na década de 1950, fez suas primeiras exposições. Considerado como um dos mestres do construtivismo no Brasil, Rubem Valentim criou uma linguagem individual, através da configuração de signos litúrgicos afro-brasileiros agrupados na tela de forma simétrica, com cores chapadas e puras. Em 1966 participou de um evento importante: o Festival Mundial de Artes Negras em Dacar, no Senegal, África. Por volta do fim da década de 60 ele passa da bidimensionalidade para a experiência com o tridimensional, que é um processo claro em sua obra, já que suas pinturas têm uma forte distinção entre figura e fundo.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
"GRUPO DE DANÇA IDENTIDADE AÇORIANA"
O "Grupo de Dança Identidade Açoriana" da Escola Laura Alves Caldeira apresentou-se na 38º Feira do Livro de Pelotas. O grupo tem coordenação do Prof.º João Nei Pereira das Neves.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
JOGOS INTERSÉRIES
A professora Eliane Fialho organizou os jogos interséries de futsal na escola.O objetivo dos jogos é valorizar a integração dos alunos através de atividades esportivas, na semana comemorativa às crianças.
No dia 13/10 o GRENAL(alunos jogam de acordo com a torcida do Inter e Grêmio, podendo misturar as turmas, o time é de 6 jogadores - 3 meninas e 3 meninos).
Nos dias 14 e 15, os jogos são por turma seguindo as chaves: feminino Chave A ( 5º e 6º) e Chave B(7º e 8º); masculino todos contra todos.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
RELEITURAS DE OBRAS DE ARTE
A releitura é uma ótima oportunidade para estudar e analisar a obra do artista: os temas de seus trabalhos, as técnicas utilizadas, a época em que viveu e detalhes de sua biografia.
Os alunos da 7º série estudaram a biografia e as obras do artista Di Cavalcanti e fizeram releituras de seus trabalhos.
Os alunos escolheram a obra "Familia na Praia, 1935".
sábado, 9 de outubro de 2010
Campanha de vacinação contra Hepatite B
A hepatite B é uma doença viral crônica e silenciosa. Pode ser transmitida tanto por relações sexuais quanto pela utilização de objetos pessoais infectados, como seringas, escovas de dente e barbeadores. A ausência dos sintomas torna a doença ainda mais grave.
“A hepatite B é muito grave, pois pode causar cirrose, câncer de fígado e até a morte. Por ser uma doença sem sintomas, a população não procura um médico e, assim, acaba contaminando mais gente. Portanto, a melhor prevenção é a vacinação”.
A prefeitura do Capão do Leão iniciou no mês de setembro, uma campanha de vacinação para o combate da hepatite B, visando a imunizar jovens de 11 a 19 anos.A imunização ocorrerá em três fases, e a primeira dose já está disponível. Os alunos da Escola Laura Caldeira foram vacinados contra o vírus da hepatite b.
Atividades do mês da Consciência Negra
"Vamos refletir sobre as formas de racismo presentes e camufladas em nossa sociedade. Além disso, iremos procurar identificar as influências culturais africanas presentes no Brasil como fruto da resistência e da construção da identidade afro-brasileira".
Assinar:
Postagens (Atom)